Diário





Registre  seus Memoriais Reflexivos dos Encontros Presenciais e Atividades a Distância.
Oi colegas,
Estes dois dias de curso foi muito bom, pois pude perceber que o novo laptop só irá contribuir para melhorar e aprimorar o desenvolvimento das propostas em sala de aula e fora dela. A troca de experiências com as colegas foi muito válido, onde pude rever as minhas ações com o laptop na sala de aula e aonde preciso melhorar. Todas as minhas dúvidas foram muito bem esclarecidas  pela tutora Edna, onde procurou dinamizar a todo instante o curso.
Acredito que tudo dará certo na prática com os alunos pois eles estão com muita sede de conhecimento, facilitando assim o nosso trabalho.
Dianópolis, 09/10/2012
Diane Cardoso Carvalho.



Gostei muito da formação ela veio de encontro as minhas necessidades que é casar a teoria com a prática,o momento da socialização dos jogos foi muito interessante pois foi possível descobrir em qual disciplina e conteúdo podemos estar utilizando para que o jogo não seja apenas um jogo mas sim uma ferramenta diferenciada de aprendizagem.
                                                                           Mônica

A formação contribuiu muito para minha aprendizagem. Conhecer os programas, as ferramentas, os jogos, fazer reflexões e troca de experiências, aprender a usar os jogos para aprendizagem foi, sem dúvida, um momento muito enriquecedor e prazerozo.

Maria Jane Barbosa de Melo.


                                 

Foi um momento muito prazeroso esses dois dias de formação ,08 e 09 de Outubro, pois pude perceber que o novo laptop só irá contribuir para melhorar e aprimorar o desenvolvimento das propostas em sala de aula e fora dela. Acredito que tudo dará certo na prática com os alunos  , pois eles estão com muita sede de conhecimento, facilitando assim o nosso trabalho. Os funcionários reuniram se, com incentivo e apoio da tutora Edna de Jesus, e discutiram a situação em que se encontrava o programa na Escola. Foram detectados vários problemas que dificultavam a inserção da escola no mundo digital. Após a resolução de problemas técnicos e realização de atividades frequentes nas plataformas do E-PROINFO e constante acompanhamento das atividades diárias, detectamos que os projetos e o plano de trabalho da escola se encontravam alheios a esta nova realidade. Logicamente, procuramos acrescentar as tecnologias nas atividades apresentadas no P.P.P. da escola, inserimos o uso das tecnologias nos projetos , principalmente No Projeto de Leitura –ler é descobrir o mundo, o de Matemática-aprendendo maneiras lúdicas de trabalhar a matemática e o Projeto-Pequeno Cientista.
Ações como a mobilidade no recreio, pesquisas de campo, atividades de leitura e produção de texto, produção de filmes de atividades do cotidiano com o uso dos laptops foram determinantes para que professores e alunos se integrassem a essa nova realidade. Hoje a escola  destaca-se no mundo digital com atividades registradas em diversos sites como youtube, facebook, tweeter. Além disso, os professores criaram os seus blogs, em alguns casos até sites, onde postam as suas atividades e comunicam com outras pessoas e instituições divulgando os trabalhos e ampliando as experiências da prática educacional
A troca de experiências com as colegas foi muito válida, Todas as minhas dúvidas foram muito bem esclarecidas  pela tutora , onde procurou dinamizar a todo instante o curso.

        Dianópolis,16 de Outubro 2012, Cláudia Rocha Trindade.


 A realização da formação  promoveu o ajustamento das tecnologias aos objetivos educacionais de forma que a aprendizagem aconteceu de forma contínua. As leituras indicadas, a navegação no ambiente, as pesquisas consultadas.Nos encontros presenciais tivemos a oportunidade de socializar os trabalhos produzidos, sanar dúvidas, estreitar laços de amizade e conhecer a dinâmica e conteúdo. As atividades propostas foram bastante criativas, motivadoras e proporcionaram aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Interessante destacar que foi possível visualizar e descobrir novas formas de explorar as tecnologias existentes o novo programa dos laptops , encontros para estudo, divulgação das ações e planejamento das atividades diárias. No entanto, o curso em questão apontou inúmeras possibilidades de utilização das tecnologias, com um cunho pedagógico. As discussões postadas no fórum foi também um momento muito rico em aprendizagem e ao mesmo tempo nos transformou em sujeitos pesquisadores e construtores de conhecimentos. Foi simplesmente incrível, nos tornamos alunos motivados e empolgados com as nossas produções.As dificuldades que enfrentei no decorrer do curso são as relacionadas ao tempo destinado para realizar as atividades. Mas, mesmo assim consegui superá-la. A tutora subsidiou em nossas limitações, nos incentivou na realização das atividades e monitorou os nossos resultados, orientado e intervindo, quando era necessário.
 
Dianópolis,16 de Outubro de 2012,Thayz de Melo Aires Pires.

Um comentário:

  1. Memorial reflexivo sobre a formação continuada UCA-TOCANTINS

    Uma das principais preocupações das escolas que receberam o Projeto UCA, foi exatamente o que fazer para preparar os profissionais da educação para atuarem utilizando com frequência em suas atividades e nas atividades dos alunos os laptops educacionais. No início dos trabalhos esta unidade escolar ficou um pouco perdida, uma vez que a internet não atendia as necessidades, os laptops apresentavam uma versão do Linux denominada METASSIS, que os professores não dominavam. Sequencialmente, procuramos melhorar a qualidade do sinal de internet, reativando o sinal antigo e colocando dois modens com roteadores equipados com antenas de alta precisão; o METASSIS foi substituído por uma versão mais simples, com aplicativos semelhantes aos do Windows, as formações tornaram se mais intensas.
    Os funcionários reuniram se, com incentivo e apoio da tutora Edna de Jesus, e discutiram a situação em que se encontrava o programa na Escola. Foram detectados vários problemas que dificultavam a inserção da escola no mundo digital. Após a resolução de problemas técnicos e realização de atividades frequentes nas plataformas do EPROINFO e constante acompanhamento das atividades diárias, detectamos que os projetos e o plano de trabalho da escola se encontravam alheios a esta nova realidade. Logicamente, procuramos acrescentar as tecnologias nas atividades apresentadas no P.P.P. da escola, inserimos o uso das tecnologias nos projetos , principalmente No Projeto de Leitura “ LER E DESCOBRIR O MUNDO” e o PEQUENO CIENTISTA.
    Ações como a mobilidade no recreio, pesquisas de campo, atividades de leitura e produção de texto, produção de filmes de atividades do cotidiano com o uso dos laptops foram determinantes para que professores e alunos se integrassem a essa nova realidade. Hoje, esta U.E. destaca-se no mundo digital com atividades registradas em diversos sites como youtube, facebook, tweeter. Além disso, os professores criaram os seus blogs, em alguns casos até sites, onde postam as suas atividades e comunicam com outras pessoas e instituições divulgando os trabalhos e ampliando as experiências da prática educacional.

    ResponderExcluir